quarta-feira, 7 de maio de 2014

Reconto do Livro : Menino de Asas

Nome do Livro : Menino de Asas
Autor : Homero Homem

Reconto :

       O livro narra a história fictícia de Menino de Asas, que foi muito discriminado pelo motivo de ao invés de ter braços, como pessoas normais, ele tinha um par de asas . Quando ele nasceu, sua mãe ficou muito triste, o pai de Menino de Asas, consolou-a dizendo, " ha de ser obra de Deus mulher. Ele sabe o que faz " . Com isso ela passou a enxergar o filho como um anjo .
       Os problemas começaram quando Menino de Asas frequentou a escola pela primeira vez, os pais dos alunos , não quiseram o aceitar, falavam que o professor havia de escolher os alunos , que eram a maioria ou o único ser estranho entre eles. Assim, Menino de Asas , abandonou a classe, muito triste, pois tinha gostado dos colegas e também da escola. O professor, com dó do estranho garoto, passou a lhe dar aulas particulares, em sua residencia.
        Depois de ser considerado que havia terminado a escola terminado a escola, ele decidiu não mais usar suas asas e ir morar na cidade, em busca de emprego e melhores condições de vida, para assim ajudar seus pais. Na cidade, Menino de Asas causou muito tumulto e curiosidade e acabou virando notícias de manchetes, com títulos nada agradáveis ( como : O mostro de Asas ) . Menino de Asas, ficou muito decepcionado , por ser acusado de coisas que ele não havia feito e depois de ser procurado, com recompensa como premio , este voou sem rumo, procurando um lugar seguro, assim ele chegou em um acampamento na mata, onde ali se residia refugiados da polícia , esses lhe deram comida, abrigo e o convidou para entrar no mundo do crime, porém, ele recusou e foi embora com uma dívida , ajudar os garotos , caso algum dia eles precisassem .
        De volta a cidade, Menino de Asas se deparou com um anúncio :" Dr. Pacheco Fernandes" , ele estava decidido que queria remover as asas, colocar braços e assim ficar igual as outras pessoas, não mais ser assunto de polemica. O Dr. aceitou o ajudar e se dedicou ao caso, hospedou-o em um quarto no fundo de sua casa. Com isso , Menino de Asas, ficou conhecendo Ruth , filha de Dr. Pacheco.
        Menino de Asas, viu no jornal que Pilão , o seu amigo, que havia lhe ajudado quando ele mais precisou, havia sido preso , ele não pensou duas vezes e foi o libertar . No outro dia, Ruth , o acordou e entregou-lhe o jornal , mostrando-o que as câmeras o fotografaram sobrevoando a delegacia. Os dois ficaram a sós no quarto, porém o pai de Ruth , chegou e ficou bravo com ambos, não apoiando um possível romance entre eles.
         Dias depois , Ruth é sequestrada pelo bando de Pilão, Menino de Asas fica sabendo do acontecido e com suas asas brancas, de beleza esplendida, começa a sobrevoar o local, levando mantimentos para Ruth e também para os outros reféns. Por esse motivo, Menino de Asas, viu o tanto que suas asas tinham utilidade  e foi nomeado como Zelador Aéreo de sua cidade, com o nome de João Batista Voador, realizando assim tarefas que só quem havia asas podia Exercer.

Reconto elaborado por : Thaylane S. de Castro

Reconto do Livro : Estrelas Tortas


Livro : Estrelas Tortas
Autor : Walcyr Carrasco

Reconto :

        Marcela, uma adolescente atleta , com uma beleza esplêndida ,  cheia de sonhos pela frente , mas que por um acidente de carro, infelizmente acaba ficando paraplégica. O acidente trouxe várias mudanças na vida de Marcela e também na de sua família . Gui , seu irmão mais novo , agora tinha de atender aos chamados dela, era Gui para cá, Gui para lá. Sua mãe Aída , agora tinha de trabalhar em dobro para conseguir vender cosméticos o suficiente para ajudar nas despesas da filha. Bruno, pai de Marcela, também teve de dobrar o seu trabalho como contador, para assim conseguir juntar o dinheiro para comprar uma cadeira de rodas e uma perua para transportar a filha junto da cadeira de rodas, para a escola e também para a fisioterapia . Gilda, a avó de Marcela, teve que ir morar por um tempo na casa com eles, para ajudar Gui a cuidar de Marcela enquanto seus pais estavam trabalhando.
        Antes do acidente, Marcela vivia um romance com Bira , da mesma escola que ela, que depois do acidente só foi visitá-la uma vez e não mais voltou , o que a deixou bastante triste, pensando que nenhum menino iria gostar dela, porque ela havia ficado paraplégica . Mariana, que não conversava com Marcela a um bom tempo, por causa de uma discussão boba, agora havia virado sua melhor amiga novamente.
Os pais de Marcela estavam muito tristes com toda essa situação , pois Gui,  não tinha mais como brincar com os amigos, nem sair , pois sua vida agora, era cuidar de sua irmã mais velha.
       Certo dia, Mariana convidou Marcela para uma festa da escola, porém , os pais de Marcela não deixavam ela ir mais em lugar nenhum, tinham medo do que poderia acontecer agora que ela estava em uma cadeira de rodas . Momentos depois, eles concordaram em deixar ela ir, para se divertir na festa. Gilda fez um vestido branco de renda para Marcela, muito bonito , era um vestido longo, que escondia a cadeira de rodas, dando a impressão de que la estava apenas sentada em uma cadeira normal.
       Na festa, Marcela ficou conhecendo Emílio , um médico muito bonito, que chamou-a para dançar. Ela com um olhar triste, porém , com o rostinho de quem queria muito, respondeu-o que não podia, ele sem saber que ela estava em uma cadeira de rodas, puxou-a com força , ela caiu sobre o chão, tentava se levantar, mas não conseguia, todos a festa ficaram olhando fixamente para ela. Mariana vendo a amiga caída, ajudou-a levantar e gritou com Emílio para que ele saísse de perto de Marcela. Emílio ficou muito triste, pois Marcela  tinha um rosto bonito e atraente , ele não havia percebido que ela era paraplégica.
       Depois do acontecido, Gui , Marcela e Mariana voltaram para casa , era a primeira vez que Marcela andava sozinha na cadeira de rodas, eles foram cantando alegremente no caminho, o que fez Marcela esquecer que estava em uma cadeira de rodas e abrir um sorriso no rosto. Quando eles chegaram em casa, Bruno e Aída, já estavam sabendo do que havia acontecido e não entendiam o motivo da felicidade da filha. Depois desse dia , Marcela passou a fazer fisioterapia  e seu pai também colocou barras na garagem da casa, para que ela se exercitasse ali mesmo, para conseguir ganhar força no corpo e ser menos dependente.
       Dias depois Emílio procurou saber sobre Marcela, pediu para que Mariana a entregasse um bilhete com o pedido de desculpas . Quando Marcela leu o bilhete, ficou muito feliz , porém, o pai dela acabou lendo o  bilhete e a proibiu de se encontrar com Emílio , mais ele não desistiu dela , pois gostava de estar perto dela. Com os exercícios, Marcela ficava cada vez menos dependente, já conseguia ir para a escola sozinha, tomar banho sozinha e até mesmo realizar outras tarefas diárias , que antes ela não conseguia. Emílio fez ela perceber , que mesmo ela sendo paraplégica, teria pessoas que gostariam dela como ela é . Marcela percebeu também que ela poderia fazer diversas outras coisas, como , ler e escrever livros, estudar psicologia e que apesar dos autos e baixos , a vida continua sempre e quando pensamos que o mundo vai acabar, ele não acaba não , quando pensamos que passamos por dificuldades na vida , tem pessoas que passam por mais dificuldades do que a gente.
       No final da história, Gui , compara Marcela com as estrelas,  " de longe estrelas perfeitas , de perto , estrelas tortas" .

Reconto elaborado por : Thaylane S. de Castro

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Reconto do Livro : Um Botão Negro e Outro Branco

Livro : Um botão negro e outro branco

Resumo :

         O livro narra o romance entre Marina, loira de olhos azuis e João Pedro, negro , de cabelos crespos. João Pedro, ao mudar de cidade, ficou conhecendo Mariana na escola e ambos se apaixonaram um pelo outro.
        João Pedro, convida Mariana para sair com ele, e nesse primeiro encontro, eles se beijam , dai vem vários outros encontros desses dois jovens . Os dias se passaram e João Pedro pede  Mariana em namoro, eles começam a namorar , porém  de uma forma bem complicada, na escola se fazem de amigos, perto dos pais eles nem se conhecem , tudo isso com medo de não aceitarem o namoro entre um negro e uma loira.
          O tempo se passa  e esses dois jovens vão ficando cada vez mais apaixonados, para provar o amor entre eles, Mariana pega um botão negro de uma roupa de João e ele, pega um botão branco da roupa dela. Cada um deles, cola o botão m seu caderno escolar. Os colegas de Mariana, acabam descobrindo o botão no caderno dela, e a perguntam o que significa aquilo , ela fica nervosa , mais não fala . Dias depois, Roberto , o fofoqueiro da sala , acaba descobrindo que João, também tem um botão branco colado sobre seu caderno . Com isso, Roberto ameaça contar o segredo dos dois para a turma, ele cumpre com a ameaça , contando que Mariana e João Pedro estavam namorando . Com isso, começa o preconceito racial e os comentários .
         Certo dia , um colega de classe de João , pediu para que ele guardasse um casaco em sua mochila, disse também que voltaria rápido para buscar, João Pedro, que era bem inocente , guardou-o , quando avistou o colega voltando para buscar junto da professora , ambos estavam bravos. Haviam armado uma para João Pedro e mesmo inocente, ele ficou como culpado e acabou levando fama de ladrão.
        Com tanto falatório , João Pedro foi expulso da escola, Mariana ficou com sentimento de culpa, porém, nada poderia fazer. O jovem casal, continuou se encontrando , até os pais de Mariana descobrirem da falsa história do roubo , quiseram logo colocar um ponto final entre a filha Mariana e João Pedro.O namoro entre os jovens havia sido interrompido e em seus corações só ficaram um enorme vazio, seguido pelo sentimento de culpa e tristeza  .

Reconto elaborado por : Thaylane S. de Castro