quinta-feira, 3 de março de 2016

Classificação do Substantivo

Olá, queridos leitores.
Resolvi postar além de Recontos e Resumos, temas relacionados a português também.
Espero poder ajudar vocês em alguma dúvida que persista.
A postagem de hoje será sobre Classificação do Substantivo.

Primeiramente o substantivo é a classe gramatical que nomeia seres, objetos, qualidades, ações ou até mesmo estados.

Exemplos:

A luta é difícil. 

a = artigo
luta = substantivo
é = verbo
difícil = adjetivo.

Ele luta sempre.

ele = pronome
luta = verbo
sempre = advérbio

Atenção:

O artigo tem poder de transformar qualquer que seja a palavra em substantivo.


CLASSIFICAÇÃO DO SUBSTANTIVO

SUBSTANTIVOS CONCRETOS

São aqueles que possuem existência própria, independente,  e referem-se a elementos do mundo natural. A fada e o príncipe dos contos maravilhosos são concretos, pois são apresentados sob forma humana. 

São concretos: João (pessoa) Campinas(lugar), saci(entidade), pedra(objeto), tempestade(fenômeno), senado(instituição).

SUBSTANTIVOS ABSTRATOS

São aqueles que dependem de algo para existir, a beleza só existe se houver algo ou alguém belo. Designam nomes de qualidades, ações e estados. Trata-se de categorias universais: bondade(qualidade), vingança(ação), vida(estado).

Atenção:

Um substantivo concreto pode assumir valor abstrato e vice-versa.

SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS

Palavra que denomina um ser único, específico, diferenciando-o do restante do grupo. Geralmente é grafado com letra maiúscula.
Há substantivos próprios que podem virar substantivos comuns e vice-versa.


SUBSTANTIVOS COMUNS

Palavra que designa ou nomeia um grupo geral de objetos, animais, plantas ou quaisquer outros seres vivos ou não, os quais possuem as mesmas características. Ou seja, é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. Geralmente são grafados com letra minúscula.
Conjunto de seres da mesma espécie: criança, país, montanha.

SUBSTANTIVOS SIMPLES

São aqueles que possuem apenas um radical: moleque, fruta, mula, freira.


SUBSTANTIVOS COMPOSTOS

Possuem mais de um radical.

Exemplos
amor-perfeito
beija-flor
guarda-chuva
malmequer
passatempo
pontapé
fim de semana
aguardente (água + ardente)
fidalgo (filho + de + algo)
planalto (plano + alto)
vinagre (vinho + acre)



Referencias: Sistema de Ensino Poliedro Livro 1
http://www.normaculta.com.br/

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Dica de Livro - Sombras Milenares - Autor Júlio Cézar

Dica de Livro – Sombras Milenares

O vampiro é um mito onipresente. Todos conhecem suas histórias e poderes. Cinema e literatura fascinam a milhões com a narrativa dessas criaturas, contos a respeito de sua aura de sedução e perigo, sobre a luxúria e força que a Maldição dos Mortos-Vivos oferece.
O sol queima sua carne e espíritos. A estaca de madeira os imobiliza. O tempo se curva à sua imortalidade. Não possuem reflexo, descendem do cruel Drácula… lendas e lendas. A maioria é falsa.
Drácula realmente existiu, mas jamais foi o Primeiro. E quanto ao reflexo…apenas um vampiro em todo o mundo, durante toda a história da Noite Eterna, manifestou tal aspecto. Um homem desconhecido, cujos ombros dobraram ao pesado fardo de seu poder e maldição únicos.
Untitled attachment 01026
Onde se entoca a presa, ronda o predador. Na Mesopotâmia, onde hoje é o Oriente Médio, a Civilização Humana encontrou um dos seus maiores focos de desenvolvimento, e lá, os vampiros banhavam suas presas no sangue que dava vida aos mortais. Lá, onde os Deuses eram cultuados, as tramas dos Noturnos se entremeavam. O Sangue foi transferido, e o refinamento do Poder das Trevas modificaria de forma extraordinária a alma de um sumeriano. Um homem chamado Jared.
Admitido como um membro da secreta raça que habita a Noite Eterna, ele despertou o interesse de uma criatura de poder fabuloso, que o forçou a servi-lo, que o levou a aceitar morrer como humano, para renascer sob o toque da Maldição dos Mortos-Vivos; um compromisso que marcaria para sempre tanto sua existência como a de inumeráveis outros. Sua passagem pela Terra foi repleta de combates contra as forças da Escuridão, principalmente contra a que carrega em si mesmo. Uma guerra que já se arrasta por eras.
Agraciado com uma alma poderosa e um dom especial, na forma de um poder invejado e temido pelos de sua raça, Jared concentrou suas forças na resolução da trama macabra que foi iniciada nos desertos da Suméria. Vez após vez, ele tem sobrevivido, mas a cada novo ciclo, é mais duramente obrigado a enfrentar seu perene dilema, e saber quem será o vencedor dessa batalha, se os poderes das Trevas que aprendeu a dominar melhor que qualquer outro Noturno…
Ou sua parcela humana, sepultada sob os pecados que o Sangue o obrigou a cometer. Sua alma se tornou seu maior tesouro, uma preciosidade que ele defende com um zelo de tal intensidade que apenas pode ser comparado a uma coisa: Ao adversário que a Noite reservou para ele.
E então curte histórias de vampiro ou só o Edward que brilha no sol? Ou os vampiros que não morrem a luz do sol porque têm um anel encantado dado por uma bruxa? E esta maravilha custa só R$7,00!!! 
Resumo retirado do site:
http://gamesofia.com.br/category/livros/