Livro : Estrelas Tortas
Autor : Walcyr Carrasco
Reconto :
Marcela, uma adolescente atleta , com uma beleza esplêndida , cheia de sonhos pela frente , mas que por um acidente de carro, infelizmente acaba ficando paraplégica. O acidente trouxe várias mudanças na vida de Marcela e também na de sua família . Gui , seu irmão mais novo , agora tinha de atender aos chamados dela, era Gui para cá, Gui para lá. Sua mãe Aída , agora tinha de trabalhar em dobro para conseguir vender cosméticos o suficiente para ajudar nas despesas da filha. Bruno, pai de Marcela, também teve de dobrar o seu trabalho como contador, para assim conseguir juntar o dinheiro para comprar uma cadeira de rodas e uma perua para transportar a filha junto da cadeira de rodas, para a escola e também para a fisioterapia . Gilda, a avó de Marcela, teve que ir morar por um tempo na casa com eles, para ajudar Gui a cuidar de Marcela enquanto seus pais estavam trabalhando.
Antes do acidente, Marcela vivia um romance com Bira , da mesma escola que ela, que depois do acidente só foi visitá-la uma vez e não mais voltou , o que a deixou bastante triste, pensando que nenhum menino iria gostar dela, porque ela havia ficado paraplégica . Mariana, que não conversava com Marcela a um bom tempo, por causa de uma discussão boba, agora havia virado sua melhor amiga novamente.
Os pais de Marcela estavam muito tristes com toda essa situação , pois Gui, não tinha mais como brincar com os amigos, nem sair , pois sua vida agora, era cuidar de sua irmã mais velha.
Certo dia, Mariana convidou Marcela para uma festa da escola, porém , os pais de Marcela não deixavam ela ir mais em lugar nenhum, tinham medo do que poderia acontecer agora que ela estava em uma cadeira de rodas . Momentos depois, eles concordaram em deixar ela ir, para se divertir na festa. Gilda fez um vestido branco de renda para Marcela, muito bonito , era um vestido longo, que escondia a cadeira de rodas, dando a impressão de que la estava apenas sentada em uma cadeira normal.
Na festa, Marcela ficou conhecendo Emílio , um médico muito bonito, que chamou-a para dançar. Ela com um olhar triste, porém , com o rostinho de quem queria muito, respondeu-o que não podia, ele sem saber que ela estava em uma cadeira de rodas, puxou-a com força , ela caiu sobre o chão, tentava se levantar, mas não conseguia, todos a festa ficaram olhando fixamente para ela. Mariana vendo a amiga caída, ajudou-a levantar e gritou com Emílio para que ele saísse de perto de Marcela. Emílio ficou muito triste, pois Marcela tinha um rosto bonito e atraente , ele não havia percebido que ela era paraplégica.
Depois do acontecido, Gui , Marcela e Mariana voltaram para casa , era a primeira vez que Marcela andava sozinha na cadeira de rodas, eles foram cantando alegremente no caminho, o que fez Marcela esquecer que estava em uma cadeira de rodas e abrir um sorriso no rosto. Quando eles chegaram em casa, Bruno e Aída, já estavam sabendo do que havia acontecido e não entendiam o motivo da felicidade da filha. Depois desse dia , Marcela passou a fazer fisioterapia e seu pai também colocou barras na garagem da casa, para que ela se exercitasse ali mesmo, para conseguir ganhar força no corpo e ser menos dependente.
Dias depois Emílio procurou saber sobre Marcela, pediu para que Mariana a entregasse um bilhete com o pedido de desculpas . Quando Marcela leu o bilhete, ficou muito feliz , porém, o pai dela acabou lendo o bilhete e a proibiu de se encontrar com Emílio , mais ele não desistiu dela , pois gostava de estar perto dela. Com os exercícios, Marcela ficava cada vez menos dependente, já conseguia ir para a escola sozinha, tomar banho sozinha e até mesmo realizar outras tarefas diárias , que antes ela não conseguia. Emílio fez ela perceber , que mesmo ela sendo paraplégica, teria pessoas que gostariam dela como ela é . Marcela percebeu também que ela poderia fazer diversas outras coisas, como , ler e escrever livros, estudar psicologia e que apesar dos autos e baixos , a vida continua sempre e quando pensamos que o mundo vai acabar, ele não acaba não , quando pensamos que passamos por dificuldades na vida , tem pessoas que passam por mais dificuldades do que a gente.
No final da história, Gui , compara Marcela com as estrelas, " de longe estrelas perfeitas , de perto , estrelas tortas" .
Reconto elaborado por : Thaylane S. de Castro