domingo, 13 de setembro de 2015

O VENDEDOR DE SONHOS AUTOR : AUGUSTO CURY


Nome do Livro: O Vendedor de Sonhos
Autor: Augusto Cury
Número de Páginas: 295
Publicado: em Novembro de 2008

    Tudo começou no Edifício San Pablo,em uma sexta-feira, ás cinco da tarde. Uma aglomeração de pessoas cercavam o local tentando entender o que acontecia ali. Ao olharem no alto do Edifício, perceberam que se tratava de mais um homem "que planejava desistir de viver".
    Bombeiros, policiais, médicos subiram até o topo para tentar dissuadir o suicida, porém, não tiveram êxito. Até que apareceu no local um homem malvestido, o qual conseguiu passar com muito esforço, depois de muitas tentativas, pelo cordão de isolamento dos bombeiros, após alguns minutos de conversa, conseguiu fazer o suicida desistir de tirar sua própria vida. E após isso, o chamou para o seguir e vender sonhos, ele aceitou mesmo sem saber nada sobre aquele homem maltrapilho, o qual mais tarde seria chamado de mestre.
   Todos ficaram impressionados com aquele desconhecido que havia salvado a vida do suposto suicida, queriam saber de onde surgiu aquele homem, quem ele era, porém, o mesmo não revela sua identidade. 
    Com o passar dos dias, o mestre, um caminhante, que morava nas ruas, não tinha cartão de crédito, dinheiro, ia vendendo sonhos por onde passava, as pessoas o admiravam, pois parecia ser muito sábio, tinha um vocabulário culto e amplo, ia conquistando mais seguidores os quais eram Bartolomeu, Dimas, Monica, Edson, Dona Jurema, Barnabé. E até mesmo ganhando destaque nas mídias, o que ele não gostava nem um pouco. E nessa caminhada, fazia com que algumas pessoas ficassem com raiva dele também, por sempre falar a verdade e ser sincero de mais.
  Certo dia, algumas pessoas bem-trajadas do grupo Megasoft, procuraram os seus seguidores, sem o mestre estar por perto e os fizeram uma proposta, uma homenagem para o mestre, no maior estádio da cidade, o qual teria mais de 50 mil pessoas ali. Essa homenagem seria transmitida na tv também, milhões de pessoas iriam o ouvir. Os seguidores após pensarem, decidiram aceitar a proposta, pois gostaram da ideia de homenagear o mestre, pois ele merecia, havia ajudado muitas pessoas.
   No estádio, chamaram o mestre para o palco e começaram a passar um filme, o qual mostrava um homem tendo alucinações, parecia ser louco, no final do filme, apareceu o rosto do mestre era algo inacreditável, a platéia estava confusa, não conseguiam acreditar que aquele homem maltrapilho que estava no palco, era o mesmo do filme. 
   Os organizadores daquele evento, perguntaram para o mestre se era ele o personagem daquele filme, após um silencio, ele revelou que sim. As pessoas não entendiam mais nada após isso. O mestre havia sido humilhado na frente de mais de 50mil pessoas. Era uma cena realmente muito constrangedora. Ele, não se defendia, nem mesmo tentava atingir ninguém com palavras maldosas, apenas deu as costas para o palco e quis sair. A platéia, não ficou satisfeita, queria ouvir o mestre falar, tentar se defender, revelar sua identidade.
   Após muitos gritarem pedindo para que ele falasse, ele voltou para o palco, pegou o microfone e começou a contar sobre sua história humildemente. Ele era um homem muito rico, gostava de ser sempre o primeiro em tudo, o melhor. A sua agenda estava sempre cheia, com os compromissos das empresas em ele era dono. Havia programado uma viagem, para ele, sua esposa, e seu casal de filhos, parecia estar tudo indo bem, porém, sempre surgia um compromisso que envolvia muito dinheiro no meio, e ele sempre adiava a viagem.
  Até que um dia, para não adiar novamente a viagem, pediu para que sua família fosse primeiro e ele logo após resolver essas questões, iria os encontrar no local marcado para a viagem. A família não ficou muito conformada com a situação, mais após se despedir, acabou indo primeiro. Antes de pegarem o voo, se despediram inclusive os filhos do mestre que falaram "Papai, você é melhor pai do mundo,mas o mais ocupado também" e assim partiram. Enquanto o mestre estava em reunião, foi interrompido, e recebeu a notícia de que um avião havia caído e não sabiam se haviam sobreviventes. Era o avião em que estava sua família. 
   Nesse momento, ele percebeu que havia perdido tudo o que tinha de mais importante, havia os trocado pela ganancia incontrolável da busca pelo dinheiro, a família. Seu mundo desabou, chorava constantemente, tinha alucinações. Começou a morar na rua, deixando seus bens materiais de lado, se recuperou da "loucura", mas não da perda. Assim, foi ser mais um caminhante, porém, com um propósito, queria mostrar para as pessoas, que o dinheiro não deve estar em primeiro lugar, mais sim a família e os que amam.
    Após contar sua dramática história, foi aplaudido pela platéia, que foi a loucura. Os organizadores do evento, ficaram sem reação, pois não sabiam eles, a história verdadeira do homem que eles queriam derrubar. Alguns se emocionaram e choraram diante daquela cena. O maltrapilho, agora com sua identidade revelada, deu as costas para o palco, saiu sem se despedir, depois olhou para trás, na direção de seus seguidores, e os chamaram novamente para os seguir. (Bartolomeu, Dimas, Monica, Edson, Dona Jurema, Barnabé).
Reconto elaborado por : Thaylane S. de Castro

O que eu achei sobre o livro:
Realmente esse livro é excelente, tem um vocabulário incrível e amplo. Comecei a ler, não conseguia parar, até o término da história, é muito interessante. Sem contar, que o livro nos faz refletir um pouco mais sobre a nossa vida, se estamos realmente vivendo para nós ou para o dinheiro, se estamos dando o valor que deveríamos dar para aqueles que amamos. Pois o tempo passa, e depois não volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário